Tel: 282 440 001

E-mail: desafiosdaagua.ada@adp.pt

Salgados Palace
Herdade dos Salgados Resort

8200-424 Albufeira | Portugal

Encontro
Desafios da Água

Organização: Águas do Algarve, SA  |  2018 © todos os direitos reservados

www.aguasdoalgarve.pt

Oradores

Francisco Ferreira é professor no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e membro do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE). As suas principais áreas de investigação são a qualidade do ar e as alterações climáticas. Tem publicados dezenas de artigos em revistas científicas e coordenou diversos projetos nacionais e internacionais. Foi Presidente da Quercus, uma organização não-governamental de ambiente, entre 1996 a 2001 e foi membro da direção até 2011. Foi membro do Conselho Nacional da Água e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Até ao final de 2015 e após quase dez anos, foi autor e apresentador no canal de televisão pública RTP da rubrica diária “Minuto Verde”.
Atualmente é o Presidente da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”.

Francisco Ferreira
Moderador Sessão Técnica #2 – "Comunicação e Educação Ambiental"
 
António Abernú – Aspea - Associação Portuguesa de Educação Ambiental.
Orador Convidado Sessão Técnica #2 – "Comunicação e Educação Ambiental"

Frequentou Eng. Aeronáutica na UBI, Covilhã. Começa no Teatr’ubi, acabando no Centro Dramático de Évora, a estudar Teatro. Actor, Autor, Encenador e Formador.
Trabalhou no Teatro das Beiras,  iniciando simultaneamente um trabalho de formação e encenação em grupos de teatro amador e universitário.
Participação na XI Sessão da I.S.T.A. (Int. School of Theatre Anthropology) de Eugénio Barba. Em 2000, funda a ASTA – Ass. Teatro e outras Artes do Distrito de Castelo Branco. Em 2004 concebe e dirige o projeto Teatro Virtual, Plano Operacional da Cultura - FEDER. Seminário Jovens Encenadores no Teatro Nacional D.Maria II, Lisboa. Ministra cursos de Corpo e Movimento, Direcção de Atores e Comunicação e Criatividade. Em 2011 a convite da Biblioteca da FCT da UN de Lisboa escreve, cria e interpreta: O homem que queria ser água, espetáculo de sensibilização sobre a água e os problemas ambientais, deu origem ao projeto com o mesmo nome - http://homemahgua.wix.com/projecto. Co-Fundador da Ass. Renovar a Mouraria, Lisboa. Mestre em Ciências da Comunicação pela FCSH da UN, Lisboa. Moderador de Teatro Debate na Ass. USINA, Lisboa. Membro do Projeto Europeu Tell Me - Theatre for Education and Literacy Learning of Migrants in Europe, Erasmus +.

 
Marcos d´Avila Bensoussan
– General Manager, Building Water Health  NSF INTERNATIONAL
 
Orador Convidado Tema “Qualidade e Segurança da Água”

Engenheiro Químico
Especialista em Legionella (Risk Assessor)
Vários trabalhos sobre o tema no Brasil, USA e Europa
Professor de MBA sobre o tema Água
Especialista em Plano de Segurança da Água
Especialista em Qualidade do Ar de Interiores
Membro do GBCB, ASHRAE, IWA,
Sócio da SETRI Consultoria em Sustentabilidade

 
 
Teresa Fernandes – Responsável de Comunicação e Educação Ambiental da Águas do Algarve
Oradora Convidada Tema “Comunicação e Educação Ambiental”

Teresa Cristina dos Reis Fernandes Evangelista, nasceu em Maio de 1973, é natural do Concelho de Silves, residindo atualmente no concelho de Olhão.
Licenciada em Marketing Empresarial, e com uma Pós Graduação em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. 
Possui desde 2016 o Grau de Especialista em Marketing, conferido pela APPM – Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing.
Com mais de 20 anos de experiência na área do Marketing e Comunicação, começou a sua atividade profissional no ano de 1995 e até ao ano 2000, enquanto responsável pelo Marketing e Comunicação da empresa Águas do Sotavento Algarvio. Desde o ano 2000 até ao presente, está na empresa Águas do Algarve SA, sendo a responsável pelo Marketing, Comunicação e Educação Ambiental da empresa, tendo recebido ao longo dos anos, prémios de mérito, de âmbito nacional, pelo desenvolvimento de vários projetos ligados à sua função.
Devido ao seu percurso profissional, desempenha ainda funções na área da formação para executivos, nas vertentes ligadas ao Marketing, Estratégia, Gestão de Crise, Relações Públicas e Protocolo, tendo sido também convidada como Oradora em diferentes eventos nacionais e internacionais. É ainda autora de artigos no âmbito da Comunicação Empresarial e Educação Ambiental, colaborando ainda com alguns órgãos de imprensa da região.
Ao longo dos últimos anos, e de forma a aperfeiçoar continuamente as áreas do Marketing, Comunicação, Internet e Novas Tecnologias, e Educação ambiental (…), participa em vários eventos nacionais e internacionais, permitindo ampliar horizontes e aprendizagens, para além de conhecer alguns dos melhores e mais competentes profissionais nestas matérias.
Pontualmente e nos tempos livres, tem experimentado diferentes campos de atividades, nomeadamente no cinema amador, pintura e hipismo. 

 
David Silva  Associação Portuguesa de Educação Ambiental. (ASPEA)
Orador Convidado Sessão Técnica #2 – "Comunicação e Educação Ambiental"

Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).
Doutorado em Ciências e Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro.
Investigador do laboratório associado CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar.
Desenvolve investigação nas áreas da bioenergia e biocombustíveis, gestão de cinzas de combustão de biomassa; valorização material de resíduos para a agricultura, silvicultura e energia; educação ambiental.
Membro da equipa dos projectos “Projecto Rios – Une Pessoas e Une Rios” e “EDUCO2CEAN - STS Education models to transmit to society the challenge of global change in the ocean”.

 
Joaquim Peres  Presidente da Águas do Algarve, SA
Moderador Sessão Técnica #4 – "Água e Energia"

Desde fevereiro de 2016 Presidente do Conselho de Administração das Águas do Algarve, S.A.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa. Diploma de Estudos Superiores Especializados em Gestão e Execução de Obras e Edificações.

Diplomado pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa no “Programa Avançado de Economia e Gestão de Empresas de Serviços de Águas”.

Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros.

Membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Geotecnia.

Membro efetivo da Associação Francesa de Topografia.

Especialista em “Direção e Gestão da Construção” pela Ordem dos Engenheiros.

Especialista em “Direção e Gestão da Construção” pelo Instituto Politécnico de Lisboa

 
Anabela Rebelo
Oradora Convidada – Sessão Técnica #3 – "I&D e Inovação"

Doutorada em Química, Mestre em Química Industrial
Técnica superior do Departamento de Recursos Hídricos, da Agência Portuguesa do Ambiente

Experiência profissional:
Cerca de vinte anos no domínio dos recursos hídricos com destaque na área do controlo da poluição hídrica e das utilizações dos recursos hídricos (avaliação de fontes pontuais e difusas, rejeição de águas residuais e reutilização de água, normas de qualidade ambiental e definição de valores limite de emissão específicos, avaliação de zonas de mistura, substâncias perigosas e prioritárias para o meio hídrico, avaliação de risco ambiental, etc.).


Principais Grupos de trabalho: 
Ponto focal nacional (2015-…) no CIS Ad-hoc Task Group on Water Reuse, da Comissão Europeia;
Presidente da subcomissão 3 (2014-…), da Comissão Técnica 90, referente à reutilização de água e que acompanha os trabalhos desenvolvidos pelo Comité Técnico ISO 282 referente à mesma temática;
Membro da equipa de peritos do cluster Água e Solo (2011-…), da Rede Europeia para a Implementação e Execução da Legislação Ambiental (IMPEL), onde presentemente assume a coordenação do projeto “Integrated Water Approach and Urban Water Reuse” e é membro da equipa do projeto “Safeguarding the Water Environment Throughout Europe”).
Ex-ponto focal nacional (2009-2011) no subgrupo de revisão da lista de substâncias prioritárias no âmbito da Diretiva-Quadro da Água.


Formação profissional:
Participação em diversas formações profissionais a nível nacional e internacional (e.g., Environmental quality standards derivation in water, sediments and biota; Mixing zones (under EQS Directive); Human health risk assessment; Environmental liability directive; Introduction to contaminated land management).
Apresentação de múltiplas palestras e comunicações em eventos nacionais, internacionais e académicos.
Membro da comissão científica de eventos internacionais (e.g., Second International Conference on Energy Engineering and Environmental Protection – EEEP 2017, Sanya, China e INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE 2017, Faro, Portugal).


Principais publicações:
Rebelo, A.; Ferra, I.; Marques, A.; Silva, M. M.  – Wastewater reuse: Modeling chloroform formation. Environmental Science and Pollution Research. Vol. 23 (2016), p. 24560–24566.
Rebelo, A.; Ferra, I.; Gonçalves, I.; Marques, A. M. – A risk assessment model for water resources: Releases of dangerous and hazardous substances. Journal of Environmental Management. Vol. 140 (2014), p. 51-59. 

 
Pedro Póvoa
Moderador Convidado – Sessão Técnica #3 – "I&D e Inovação"

Pedro Póvoa é licenciado em Engenharia Sanitária - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) e Doutor em Engenharia Ambiente pelo Instituto Superior Técnico. Atualmente é Diretor de Gestão de Ativos da empresa Águas do Tejo Atlântico.

 
Celeste Santos Anselmo
Oradora Convidada Tema “Comunicação e Educação Ambiental”

Celeste Santos Anselmo nasceu em 1962, em Lisboa. Reside em Sintra, casada e com dois filhos.

Licenciada em Ciências Sociais, pela Universidade Autónoma de Lisboa, ingressou na EPAL em 1988, para a área da Comunicação.

Foi responsável pela Comunicação Escolar da Empresa e coordenadora do Centro de Documentação e Informação da EPAL.

Desde sempre ligada à Comunicação Interna, faz parte da Direção do “Águas Livres”, o Jornal da EPAL. Coordena o projeto de solidariedade da Empresa. E, desde junho de 2017, assumiu a responsabilidade da Educação Ambiental.

 
Joel Nunes
Moderador Convidado – Mesa Redonda #1 – "Reutilização"

Graduado em Agronomia com Especialização em Campos de Golfe – Greenkeeping - pela Universidade do Algarve. Inicio em 2003 nos Salgados Golfe como estagiário, seguindo-se Head Greenkeeper de vários campos: Curia Golfe 2004, Benamor Golfe 2005, Golfe do Montado 2006. Em 2009, entro como Diretor de Manutenção no Onyria Palmares para acompanhar a renovação de Robert Trend Jones Jr. A energia e a água tem sido, nos últimos 10 anos, uma das principais preocupações na Manutenção dos Campos de Golfe. No momento, Presidente da APG - Associação Portuguesa de Greenkeepers - e na Direcção da FEGGA - Federação das Associações Europeias de Greenkeepers de Golfe.

 
Francisco Nunes Correia
Orador Convidado – Tema: Direito à água potável para todos

Francisco Nunes Correia foi Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional entre março de 2005 e outubro de 2009. Em junho de 2010 foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
É Professor Catedrático na Área Científica de Ambiente e Recursos Hídricos do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico. É membro do “High Level Steering Group” da Parceria Europeia para a Inovação no Domínio da Água, no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020 da UE.

 
João Paulo Calau
Orador Convidado – Sessão Técnica #4 – "Água e Energia"

Diretor da Direção de Auditoria Energética Indústria na ADENE - Agência para a Energia onde coordena atividades de promoção da utilização racional da energia na indústria e transportes e de gestão operacional do SGCIE – Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia. De maio de 2013 a junho de 2015 exerceu a função de Diretor Executivo da Estrutura de Gestão do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE 2016).

 
Paulo Cruz
Moderador Sessão Técnica #1 – "Origens de Água"

De Fevereiro 1988 a Agosto 1988 exerceu funções no Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro, na inventariação e quantificação das emissões gasosas do Centro Fabril da Portucel de Cacia (Aveiro) e monitorização da qualidade do ar ambiente nas imediações desta unidade fabril.

De Maio 1990 a Janeiro 1992 desempenhou funções no Serviço de Ar e Ruído da Direcção Geral da Qualidade do Ambiente, desenvolvendo a sua actividade na área da promoção da qualidade do ar.

De Janeiro 1992 a Junho 1996 técnico superior da Direcção dos Serviços Regionais de Hidráulica do Guadiana e do Serviço da Água da Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais do Algarve.

De Junho de 1996 a Dezembro de 1999 técnico superior do Gabinete de Coordenação e Apoio Técnico, da Direcção Regional do Ambiente do Algarve.

De Dezembro de 1999 a Dezembro de 2000 desempenhou o cargo de Director de Serviços da Água da Direção Regional do Ambiente do Algarve, assegurando as competências executivas relativas à gestão dos recursos hídricos, nomeadamente nas áreas da informação, planeamento e gestão do domínio hídrico.

De Dezembro de 2000 a Setembro de 2003 assumiu o cargo de Subdirector Regional do Ambiente e do Ordenamento do Território do Algarve, em coadjuvação da Directora Regional, desenvolvendo a sua actividade essencialmente no âmbito das competências da Direcção Regional na área do ambiente.

De Outubro de 2003 a Abril de 2005 desempenhou funções de técnico superior na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve tendo assumido, a partir de Abril de 2004, a responsabilidade técnica pela Direcção de Serviços do Litoral, da Conservação da Natureza e de Infraestruturas (DSLCNI), que assegura as competências relativas à defesa e qualificação do litoral e à conservação da natureza, ao licenciamento das utilizações do Domínio Hídrico e à Avaliação de Impacte Ambiental.

De Maio de 2005 a Maio de 2007 assumiu o cargo, em regime de substituição, de Director de Serviços da DSLCNI da CCDR Algarve.

De 1 Junho a 15 de Julho de 2007 assumiu o cargo de Director de Serviços de Águas Interiores, em regime de substituição, no âmbito da reestruturação da CCDR Algarve.

De 16 de Julho de 2007 a 30 de Setembro de 2008 assumiu o cargo de Vice-Presidente da Comissão Instaladora da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, I.P. De 1 de Outubro de 2008 a 1 de Abril de 2012 desempenhou funções de Vice-Presidente da ARH do Algarve,I.P.

De 1 de Abril 2012 a 1 de Março 2014 desempenhou funções de técnico superior da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P, na Divisão de Recursos Hídricos Interiores da ARH do Algarve.

Desde 1 de Março de 2014 assumiu o cargo de Chefe da Divisão de Recursos Hídricos Interiores da ARH do Algarve, cuja atividade se centra essencialmente no licenciamento e fiscalização das utilizações dos recursos hídricos interiores.

 
Miguel Piedade
Orador Convidado – Mesa Redonda #1 – "Reutilização"

Miguel Ângelo Pinguinha da Piedade concluiu a sua licenciatura em Gestão na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. Na faculdade de Economia da mesma universidade, fez o curso de pós-graduação em Contabilidade.

Iniciou a sua carreira profissional em 1996 no departamento financeiro da Ibercrédito S.F.A.C., S.A., tendo posteriormente exercido as funções de Analista de Crédito e Gestor de Conta já na Hispamer S.F.A.C., S.A., por via de alterações na estrutura accionista.

Em 2001 retorna a Loulé para se ocupar da firma Cofisco Contabilidade e Fiscalidade Lda., negócio familiar, onde exerceu o cargo de Técnico Oficial de Contas. Em 2010, torna-se sócio gerente da firma.

Foi ainda formador em diversas ocasiões, sempre na área financeira e contabilidade, exercendo também a docência como Assistente Convidado na E.S.G.H.T. da UAlg., onde no decurso do ano lectivo de 2012 leccionou Contabilidade Financeira I.

 
António Martins
Orador Convidado – Sessão Técnica #3 – "I&D e Inovação"

António Martins é Licenciado em Engenharia do Ambiente (U. Aveiro), Mestre em Engenharia Sanitária FCT-UNL) e Doutorado em Biotecnologia Ambiental (TU Delft).

Pós-Graduado em Tecnologias e Gestão da Água (Nova SBE e FCT-UNL).

Desde 2004 que é Engenheiro de Processo na Águas do Algarve, S.A..

Ao longo da sua atividade profissional foi responsável pela execução e verificação técnica de vários projetos de sistemas de tratamento de efluentes, pelo controlo processual de ETAR, por projetos de I&D+I e de ações de formação nas vertentes de água e resíduos, envolvendo empresas nacionais e internacionais, universidades e outras instituições de índole técnico-científico.

Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros.

 
Maria João Rosa
Oradora Convidada –  Mesa Redonda #1 – "Reutilização"

Engenheira Química, Doutorada em Engenharia Química, Investigadora Principal do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil desde 2006, atual Chefe do Núcleo de Engenharia Sanitária do Dep. de Hidráulica e Ambiente e Coordenadora da Unidade de Qualidade e Tratamento de Água do LNEC.


Vice Presidente da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB). Membro e ex-Presidente da Subcomissão de Normalização em Reutilização de água, delegada nacional na comissão técnica ISO/TC 282 Water reuse, e membro do management committee do Grupo Especialista Water Reuse da International Water Association. 


Professora na Universidade do Algarve entre 1997 e 2006.

Coordena(ou) 26 e participa(ou) em 18 projetos de investigação nacionais e europeus, muitos dos quais em parceria com a Águas do Algarve desde 1999. São exemplos recentes o projeto LIFE Impetus (2016-2019) sobre controlo de compostos farmacêuticos em ETAR urbanas e o LIFE Hymemb (2014-2016) em tratamento avançado de água para consumo humano, também para controlo de microcontaminantes emergentes. Integra a equipa nuclear do projeto H2020 Teaming LIS-Water - Lisbon International Centre for Water. 


Co-autora de +450 publicações nestas áreas.

+ info.

www.lnec.pt/hidraulica-ambiente/pt/equipa/maria-joao-rosa/

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1032379747166390#Producaocientifica

 
Filipe Duarte Santos
Orador Convidado – Mesa Redonda #2 – " Adaptação às alterações Climáticas"

Filipe Duarte Santos nasceu em Lisboa, é actualmente professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, regendo disciplinas nas áreas da Física, Ambiente e Alterações Climáticas.

É Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, funções para as quais foi designado por Despacho do Conselho de Ministros, a 9 de Março de 2017.

É Coordenador do Painel Científico da ENAAC 2020, desde dezembro de 2017.

É Professor visitante em várias Universidades dos EUA e da Europa.

É diretor do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, iniciado no ano letivo de 2009/2010, que envolve as duas universidades públicas de Lisboa, Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de East Anglia, Reino Unido.

Foi Vice-Presidente da “Comissão das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior” e exerceu as funções de Gestor da Área 4 (Desenvolvimento Sustentável, Alterações Globais e Ecossistemas) do Programa CYTED (Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento) de 2007 a 2011.

Foi Review Editor do 5º Relatório de Avaliação do IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas) das Nações Unidas, publicado em 2015.

Exerce a sua atividade de investigação no grupo de investigação CCIAM (Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling) do centro de investigação CE3C (http://ce3c.ciencias.ulisboa.pt/teams/profile/sub.php?id=42)

Tem mais de 150 trabalhos científicos publicados em revistas com sistema de arbitragem e vários livros.

Tem contribuído ativamente para a divulgação da ciência nos meios de comunicação social ao longo da sua carreira.

 
Jaime Melo Baptista
Orador Convidado – Sessão Técnica #3 – "I&D e Inovação"

Engenheiro civil especializado em engenharia sanitária, é Investigador-Coordenador do LNEC, Coordenador do Lisbon International Centre for Water (LIS-Water), Presidente do Conselho Estratégico da PPA e Comissário de Portugal ao 8.º Fórum Mundial da Água 2018 em Brasília.

Foi membro do conselho de administração e do conselho estratégico da IWA.

Foi presidente da ERSAR (2003-2015), responsável pelo Departamento de
Hidráulica (1990-2000) e pelo Núcleo de Hidráulica Sanitária (1980-1989) do
LNEC, diretor da revista Ambiente 21 (2001-2003) e consultor.

Foi distinguido com o IWA Award for Outstanding Contribution to Water Management and Science.

 
Juan José Salas Rodríguez
Orador Convidado – Sessão Técnica #3 – "I&D e Inovação"

Doctor en Química por la Universidad de Sevilla, Ingeniero Técnico Industrial, Diplomado en Ingeniería y Gestión Medioambiental y Titulado en Alta Especialización en Grasas.

Treinta y cinco años de experiencia en el tratamiento de aguas residuales, especializándose en la depuración de los vertidos generados en las pequeñas aglomeraciones urbanas, habiendo publicado varios manuales sobre esta materia.

En la actualidad desarrolla su actividad como Director de I+D+i de la Fundación Centro de las Nuevas Tecnologías del Agua (CENTA), habiendo participado tanto como Investigador Principal, como Investigador en proyectos, tanto internacionales como nacionales, relacionado con: las Técnicas Electroquímicas Microbianas, el tratamiento enzimático de las aguas residuales, la aplicación de la nanotecnología en tratamientos terciarios, el análisis y eliminación de los contaminantes emergentes presente en las aguas residuales, el análisis por imagen de la calidad de los vertidos de EDAR, las tecnologías extensivas para la depuración de los vertidos de las pequeñas aglomeraciones urbanas, etc. También, ha dirigido varios  proyectos de cooperación internacional en materia de saneamiento y depuración.

Participa como docente en los Cursos organizados por el CEDEX sobre Tratamiento de Aguas Residuales y Explotación de Estaciones Depuradoras, en el Master en Gestión Integral del Agua, de la Universidad de Cádiz, en el Master  Universitario de Hidrología y Gestión de Recursos Hídricos, de las Universidades de Alcalá de Henares y Rey Juan Carlos, en el  Curso de Postgrado en Gestión del Ciclo Integral del Agua de la Universidad de Extremadura y en el Programa de Formación Iberoamericano en Materia de Aguas.

Dirige el Grupo de Investigación PAIDI RNM-377 “New Water Technologies”.

Formó parte del  Management Committee de la IWA del Grupo de Especialistas Small Water and Wastewater Systems.

 
José Maria Martins Soares
Orador Convidado – Sessão Técnica #4 – "Água e Energia"

José Maria Martins Soares nasceu em Moçambique, a 15 de novembro de 1960, é

Licenciado e Mestre em Engenharia Metalomecânica, pela Universidade do Minho.

 

Carreira Profissional

Assistente do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho.

Administrador Delegado da Associação de Municípios do Vale do Ave.

Administrador Delegado da Águas do Ave, S.A.

Vogal do Conselho de Administração da AdP - Águas de Portugal, SGPS, S.A.

Presidente do Conselho de Administração da Águas do Cávado, S.A., Águas do Minho e Lima, S.A. e Águas do Ave, S.A., Águas do Douro e Paiva, S.A., da SIMDOURO - Saneamento do Grande Porto, S.A. e Águas do Noroeste, S.A.

Coordenador do Grupo de Trabalho responsável pela definição da Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais.

Vice-Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, S.A.

 

Funções Atuais

Presidente do Conselho de Administração da AdP Energias - Energias Renováveis e Serviços Ambientais, S.A., com funções executivas, desde setembro de 2016.

 
Nuno Lacasta
Orador Convidado – Mesa Redonda #2 – " Adaptação às alterações Climáticas"

Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA) , Nuno Lacasta trabalha em temas ambientais e de desenvolvimento sustentável há cerca de 20 anos, na Europa e nos EUA. Desde 2002 vem desempenhando funções de serviço público, sendo desde Fevereiro de 2012 Presidente do Conselho Diretivo da APA. Entre 2006 – 2012 foi Coordenador do Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas (CECAC) e gestor do Fundo Português de Carbono.   

Entre 2004 e 2007 foi Diretor do Gabinete de Relações Internacionais do Ministério do Ambiente.   

Nuno Lacasta foi ainda professor convidado de Direito e Políticas de Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e professor convidado de Direito Comunitário do Ambiente e das Alterações Climáticas no Washington College of Law da American University, Washington, DC.  

Entre 1998 e 2001 foi assistente convidado em Política Internacional do Ambiente na Universidade de Aveiro.  

Entre 1998 e 2002, exerceu igualmente atividades de consultoria para a OCDE, ONU e Comissão Europeia. 

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, tem um mestrado (LLM) pelo Washington College of Law da American University. 

 
Laura Caldeira 
Oradora Convidada – Mesa Redonda #2 – " Adaptação às alterações Climáticas"

Laura Caldeira tem o Doutoramento e a Agregação em Engenharia Civil e a Habilitação para o Exercício das Funções de Coordenação Científica no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. É Investigadora-coordenadora e Diretora do Departamento de Geotecnia do LNEC, com especialização nas áreas de Geotecnia, Engenharia Sísmica, Segurança e Gestão do Risco de Barragens. É membro da Comissão de Revisão dos Regulamentos de Barragens e da Comissão de Segurança de Barragens da ICOLD. Tem uma vasta experiência em consultoria do projeto, construção e avaliação de segurança de barragens de aterro, em erosão interna e na aplicação prática de abordagens informadas pelo risco na gestão da segurança de barragens.