Organização: Águas do Algarve, SA  |  2020 © todos os direitos reservados

www.aguasdoalgarve.pt

Oficinas Técnicas

A divulgação de informação e a realização de ações de sensibilização relativas ao tema da Água são questões fulcrais para o sucesso de implementação de qualquer estratégia no setor.  

A comunidade escolar, designadamente professores e alunos, independentemente do nível de ensino a que pertençam, são um público relevante e abrangente, que assume um papel primordial nesta missão. 

Cientes desta realidade, a Águas do Algarve, S.A. desenvolve no encontro um conjunto de iniciativas direcionadas para todos os alunos, desde o 1º ciclo ao secundário, relacionadas com a atividade que a empresa desempenha no Ciclo Urbano da Água. Os alunos são assim convidados a participar ativamente nas Oficinas Técnicas, a decorrer em espaço próprio no evento, que envolverão as seguintes ações principais:

Tratamento de Água para Consumo Humano e Abastecimento Público

 

Os visitantes vão poder ser engenheiros e técnicos de produção de água e conhecer as diversas áreas de atividade destes profissionais. Vão realizar ensaios químicos e físicos para afinar o tratamento de uma água para consumo humano e serão responsáveis por operar um sistema de adução, manobrando válvulas e equipamentos e reparando avarias, para garantir a distribuição desta água até às torneiras das casas dos consumidores. Pretende-se ainda que realizem todas estas ações focados numa gestão energética eficiente.

protótipo de Estação de Tratamento de Água, incluindo sistema de adução, elevação, armazenamento e distribuição

ensaios de tratamento de água (ensaios de coagulação/floculação e decantação)

 

 

Tratamento de Águas Residuais e Sistemas de Recolha e Reutilização

 

Neste desafio os visitantes podem participar nas diversas atividades que os engenheiros e técnicos de tratamento realizam para garantir o adequado tratamento dos efluentes e permitir a sua devolução aos meios recetores bem como a sua reutilização para fins compatíveis. Os visitantes poderão visualizar a etapa principal do tratamento de efluentes numa ETAR – tratamento biológico – em que a matéria orgânica e demais nutrientes são maioritariamente convertidos em biomassa e compostos gasosos como dióxido de carbono e azoto molecular. Será também transmitido como as nossas águas residuais podem ser valorizadas, tanto a nível do efluente tratado como dos biossólidos produzidos, visando a implementação da Economia Circular no Ciclo Urbano da Água. Finalmente os visitantes participarão num jogo educativo.

Descrição e simulação do funcionamento de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais.

Economia circular, visando a valorização de efluente tratado e dos biossólidos produzidos.

Jogo educativo sobre aspetos de sistemas de águas residuais.

 

 

Sistemas de Supervisão, Controlo e Telegestão

 

Bem-vindos às Salas de Comando das Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Águas Residuais (ETAR) da Águas do Algarve. Nestas salas os visitantes vão receber formação sobre os processos de tratamento e os diversos desafios das atividades de distribuição de água e recolha de efluentes. Podem verificar os alarmes, comandar uma estação de tratamento e os seus equipamentos, controlar a distribuição de água, ordenar o arranque das bombas de elevação de água e de recolha de efluentes residuais domésticos.

 

 

Ensaios e Análises Laboratoriais 

 

Nestes laboratórios da Águas do Algarve os visitantes, depois de uma formação sobre o Ciclo Urbano da Água, vão poder ser engenheiros e técnicos de laboratório, e poderão realizar análises a diversos parâmetros extremamente importantes para avaliar se a água é adequada para o consumo humano, tais como:

análises químicas (medição do pH, condutividade, cloro, oxigénio e turvação);

análises biológicas (indicadores biológicos), incluindo visualização ao microscópio.

 

 

Análise Computacional da Dispersão das Plumas de Efluente Tratado no meio recetor

 

Na nossa Sala de Análise Computacional, os visitantes podem participar nos estudos e projetos desenvolvidos para acompanhar, continuamente, a dispersão das plumas dos efluentes tratados nos meios recetores e o efeito das condições ambientais nesta dispersão pelas águas da nossa costa.

 

 

Manutenção e Equipamento de Segurança

 

Já se imaginou devidamente equipado para fazer face a uma situação de emergência? As Profissões das Águas requerem equipamento de proteção adequado, os visitantes aprendem a identificar e utilizar os equipamentos com que estes profissionais lidam e a participar num “simulacro”, testando a sua capacidade de resposta a uma emergência.

 

As Oficinas Técnicas da Água têm ainda outros aliciantes desafios, como seja verificar o quanto a água é uma parte importante do nosso corpo, mediante a utilização da Balança da Água, bem como avaliar os conhecimentos sobre o Ciclo Urbano da Água, através do QUIZZ Interativo.

 

Participem assim nas Oficinas Técnicas, um verdadeiro Encontro de Desafios do Ciclo Urbano da Água!